Foto: Beto Albert (Diário)
Contratada em outubro de 2022 para fazer os projetos de engenharia com os detalhes da futura obra de duplicação da Faixa Nova de Camobi, a empresa Engemin Engenharia, de Pinhais (PR), entregou só parte do projeto agora em 2025.
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A empresa, que tinha inicialmente um prazo de um ano para concluir tudo, recebeu vários prazos de prorrogação do contrato, mas, segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), ainda não há data para a entrega de toda a documentação. Com isso, mesmo com o atraso de um ano e meio, não se sabe quando o Daer terá condições de aprovar o projeto para fazer a licitação e contratar a empresa que fará a duplicação dos 9km, entre o trevo da Estação Rodoviária e o Trevo do Aeroporto, que vive congestionado.
A coluna cobrou do Daer informações e pediu uma entrevista com algum diretor para esclarecer o que já está pronto, o que foi definido no projeto e o que falta fazer. Porém, a autarquia estadual respondeu apenas por meio de uma curta nota. Nela, o órgão do Estado diz: “O Daer informa que a empresa Engemin entregou algumas áreas do projeto de duplicação da Faixa Nova de Camobi para análise do Daer. A empresa segue desenvolvendo outras áreas complementares do projeto.”
O Diário pediu que o Daer esclarecesse o que a parte do projeto já concluído prevê de melhorias nos entroncamentos da Faixa Nova, se serão feitos viadutos ou outros tipos de obras. Porém, o órgão estadual não respondeu.
A coluna questionou o prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) para saber se ele está acompanhando a realização do projeto e cobrando mais agilidade do Daer, além de transparência. Decimo afirmou que conversou há poucos dias com o secretário estadual de Transportes e Logística, Juvir Costella, e que ele contou que o Daer está fazendo a análise das primeiras partes do projeto da duplicação da Faixa Nova.
– Estamos acompanhando e cobrando, pois era para ter sido entregue há mais de um ano. A informação que o secretário Juvir me passou é que o projeto já foi entregue para primeira análise e que foram pedidas correções. Ele disse que não tinha condições de cravar prazo, que estão revisando e que vai depender do entendimento do Daer do que precisa ser alterado. E que até o final do primeiro semestre, teriam condições de licitar a obra. Não foi com um compromisso de prazo, mas mais uma expectativa e possibilidade de que pode ser licitado – contou Decimo.
Ao ser perguntado se pretende pedir para o Daer apresentar o projeto à prefeitura e à comunidade, com os detalhes do que terá na duplicação em cada ponto, Decimo declarou que vai solicitar uma reunião com o governador Eduardo Leite (PSDB), com Juvir Costella e o Daer quando os estudos forem concluídos.
– A gente vai ter de ter acesso a esse projeto, se ele vai atender a todos os requisitos e se será preciso alguma adequação. Vamos cobrar do governador para lembrá-lo do compromisso assumido lá atrás de fazer essa licitação e duplicar a Faixa Nova – disse o prefeito.
Em 2020, quando a Faixa Nova de Camobi foi excluída do trecho da concessão para pedágios e duplicação da RSC-287, Eduardo Leite se comprometeu a duplicar futuramente esses 9 km que ficaram fora. Em outubro de 2022, foi contratada a empresa para fazer o projeto, que definiria o traçado e todos os detalhes de engenharia da duplicação. Porém, a promessa de entregar o projeto pronto e um ano não foi cumprida.
Se esse estudo, não há como orçar o custo da obra e conseguir as verbas para licitar. Na época, a estimativa era de que a duplicação poderia custar entre R$ 90 milhões e R$ 180 milhões – o valor pode mudar muito de acordo com a quantidade do viadutos.
Pela proposta inicial, deve haver viadutos ou passagens inferiores (túneis abaixo da rodovia) em três pontos: nos cruzamentos da Faixa Nova com a Travessa Adão Comassetto, com a Estrada de Pains (acesso secundário à UFSM) e com a Avenida Roraima (acesso principal ao campus). Também estão previstas iluminação e ciclovia.
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